Mercado FinanceiroNotícias

Safra de soja em Mato Grosso será 2,2% maior, diz IMEA

Estado alcançou outro patamar de rendimento médio da soja

A área definida com plantio de soja no Estado, na safra 2019/20 atingiu 9,85 milhões de hectares, 2,52% maior que a área da temporada 2018/19. A produção total do Estado se consolida em 34,96 milhões de toneladas, o que representa 7,58% a mais que o registrado na safra anterior. Este valor, comparado aos dados de produção mundial (USDA), equivale a 10,34% de toda a soja produzida, demonstrando a importância de Mato Grosso como grande fornecedor de alimentos global. O levantamento faz parte da 4ª estimativa da safra 2019/20 e divulgado, ontem à tarde, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). A análise foi feita por sensoriamento remoto para consolidar os dados de área de soja do Estado.

Siga-nos no facebook e instagram

“Em relação à produtividade, a chuva que ocorreram em épocas de maior necessidade para a planta e a luminosidade adequada nesta safra foram os principais fatores que potencializaram o desenvolvimento da cultura e possibilitaram a colheita de 59,16 saca/hectare, a maior produtividade da história de Mato Grosso (5,56% superior à da safra anterior)”, emenda o instituto.

O IMEA também divulgou, a 1ª estimativa da safra de soja 20/21. No que se refere à área, o instituto espera o incremento de 2,26% em relação à safra 19/20, chegando a 10,07 milhões de hectares. Os fundamentos que justificam essa elevação são vários, mas os principais podem ser assim destacados: recorde de produtividade da safra anterior; patamar recorde de preços para as safras 19/20 e 20/21; negociações futuras de soja em grão e insumos em nível superior ao percebido nos últimos anos; melhorias logísticas e, por fim, a existência de área de pastagem com boas condições para ser convertida em agricultura, o que explica o maior aumento percentual das áreas nas regiões características de pecuária.

Em relação à produtividade, o Estado alcançou outro patamar de rendimento médio da soja, possibilitando a expectativa de 57,48 saca/hectares para a temporada 20/21, o que totaliza a previsão de 34,74 milhões de toneladas de produção no Mato Grosso.

Fonte: Acrismat

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Leia também: https://agronewsbrazil.com.br/custo-de-producao-traz-oportunidade-de-renda-para-o-plantio-de-trigo-no-rs/

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar