Geral

Conheça o Programa Nacional de Bioinsumos

A Korin Agricultura e Meio Ambiente, empresa precursora da agricultura natural e líder no segmento no Brasil, valoriza o papel do Programa Nacional de Bioinsumos, lançado hoje pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Luiz Carlos Dematte Filho Ceo Da Korin Agricultura E Meio Ambiente
Luiz Carlos Dematte Filho Ceo Da Korin Agricultura E Meio Ambiente

“A Korin trouxe para o Brasil o conceito de agricultura natural. Nosso compromisso é fortalecer a produção de alimentos sem o uso de insumos químicos, com soluções sustentáveis, que respeitam o meio ambiente e as pessoas. O Programa Nacional de Bioinsumos é um marco regulatório fundamental que, certamente, potencializará ainda mais nossas atividades no Brasil”, ressalta Luiz Carlos Demattê Filho, CEO da Korin Agricultura e Meio Ambiente.

Segundo levantamento da empresa, o negócio de bioinsumos movimenta perto de R$ 1 bilhão no Brasil por ano, já tratando mais de 50 milhões de hectares de produtos agrícolas. E cresce a dois dígitos. Isso ocorre, explica Luiz Demattê, devido à crescente busca por soluções em um cenário de valorização de modelos sustentáveis de agricultura e de alimentos naturais e orgânicos. “Esse é um processo global que avança com muita força no Brasil. Cada vez mais as pessoas buscam alimentos que resultam de processo de produção sem componentes químicos e com respeito ao meio ambiente”.

Siga-nos no facebook e instagram

O Programa Nacional de Bioinsumos resulta de trabalho iniciado há cinco anos no âmbito da Câmara Temática de Agricultura Orgânica, presidida por Luiz Demattê. “O MAPA entendeu e acatou nosso pleito sobre a necessidade de regular e normalizar a produção de insumos biológicos, pois utilizamos esse conhecimento há mais de um século. Assim, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento, Irrigação e Inovação (SDI), do MAPA, o programa foi criado e desenvolvido com a participação da sociedade, tornando-se uma realidade”, informa Demattê.

O Programa do MAPA é importante para o setor sob vários pontos de vista, como da sanidade vegetal e animal, condicionamento biológico do solo e dos ambientes de produção e controle biológico nas mais diversas culturas, todos vitais para o sucesso do agronegócio brasileiro.

“Temos a possibilidade de criar um fantástico ecossistema de inovação no país com o Programa Nacional de Bioinsumos. Somos um país mega bio diverso. Portanto, não é difícil imaginar o potencial que temos de influenciar a agricultura de todo o mundo, dirigindo-a para um modelo ambiental, social e economicamente responsável”, resume o CEO da Korin Agricultura e Meio Ambiente.

A Korin Agricultura e Meio Ambiente é pioneira no desenvolvimento e fornecimento de bioinsumos no Brasil, com os produtos da Linha BOKASHI e da Linha EMBIOTIC. A empresa baseia-se nos princípios e conceitos da agricultura natural, sistema desenvolvido pelo pensador japonês Mokiti Okada, observador atento dos fenômenos da natureza que, ainda no século XIX, manifestou preocupação com o método agrícola convencional devido ao emprego excessivo de adubos e agroquímicos e a perda de vigor do solo, afetando a saúde das pessoas.

Estes ensinamentos foram disseminados no Brasil pela Fundação Mokiti Okada e o seu Centro de Pesquisas Mokiti Okada (CPMO), segundo os quais “o excesso de insumos químicos altera as funções naturais do solo, resultando em desequilíbrios que alteram a diversidade de macro e micro-organismos indispensáveis ao saudável desenvolvimento das plantas”. Mokiti Okada afirma que o solo tem vida e que, com suas características modificadas pelos produtos químicos, torna-se cada vez mais dependente deste tipo de insumos.

Os trabalhos do CPMO e da Korin Agricultura e Meio Ambiente demonstram que a utilização correta dos recursos da natureza possibilita a obtenção de alimentos com energia vital que beneficiam a saúde humana. “O crescimento exuberante de árvores e ervas nos campos e matas, sem ataque de insetos que as prejudiquem, exemplificam muito bem os princípios da agricultura natural que seguimos”, assinala Luiz Demattê.

A Korin Agricultura e Meio Ambiente recebeu, em 2019, o Prêmio ECO da AMCHAM (Câmara de Comercio Brasil-Estados Unidos), devido ao trabalho pioneiro e inovador na agricultura e no meio ambiente, a partir das pesquisas, desenvolvimento e produção de bioinsumos. “Os bioinsumos representam a maior promessa para desenvolvermos uma agricultura que utiliza os recursos que a natureza desenvolveu em sua evolução. É vital a importância destas tecnologias para a biodiversidade e, consequentemente, para a vida humana. Nesse sentido, a chegada do Programa Nacional de Bioinsumos é muito bem-vinda e contribuirá para o contínuo fortalecimento do setor agropecuário no Brasil”, ressalta Luiz Demattê.

Mais informações: www.korinagricultura.com.br

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Leia também: https://agronewsbrazil.com.br/conheca-curiosidades-interessantes-sobre-o-boi/

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar