Mercado Financeiro

Ovo x Milho: aumento do milho em outubro piora poder de compra do produtor

Em outubro o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) obteve ganho mensal de 2,1%

Em doze meses o índice positivo alcançou 47%. Já o Produtor de milho, por sua vez, viu seu produto alcançar boa valorização mensal e anual: de 11% no mês e de 13% em doze meses.

Em setembro último para adquirir a tonelada da matéria-prima o avicultor de postura comercial necessitou de 10,3 caixas de ovos, enquanto em outubro a necessidade subiu para 11,2 caixas, conduzindo a uma perda mensal de 8% em seu poder de compra e atingindo a segunda pior relação do ano.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o avicultor obteve 30% de melhora em seu poder de compra. Todavia, em outubro do ano passado, os avicultores sofreram pesado ônus na comercialização do seu produto e receberam o pior valor mensal do ano, necessitando de 14,6 caixas para adquirir a tonelada de milho. Assim, o que aparenta ser ganho não tem nada de grandioso.

Na comparação com a média histórica de outubro do último novênio houve ganho de 6% no poder de compra do avicultor já que na média do período foram necessários 11,9 caixas de ovos para adquirir a tonelada da matéria-prima.

Por ora, mal iniciado novembro, os preços médios alcançados por ambos os produtos apontam manutenção no poder de compra do avicultor. Se confirmado, continuará sendo melhor que os alcançados no ano passado e na média histórica.

Por AGRONEWS BRASIL Fonte: Avisite

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar