Opinião

MATO GROSSO – Celeiro mundial da agricultura e curral pecuário do planeta

Boas e reiteradas notícias do agronegócio Brasileiro, tem como fonte principal o Estado de Mato Grosso, números sempre crescentes de áreas plantadas, aumento de produtividade das lavouras, tecnologias implantadas com sucesso, vitrine e exemplo para mercados, até então, dominantes do seguimento…. Hoje somos a referência mundial de sucesso em agricultura e produção.

Não obstante tão boas notícias que enchem de orgulho a sociedade e o pais, a fonte inesgotável de alegria para muitos, a certeza de que alimentar o mundo passa por aqui e que buscar divisas de forma constante e garantir um superávit imprescindível na balança comercial Brasileira é o mais incontestável dos fatos, a Pecuária por aqui também explode em resultados.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

O melhoramento genético perseguido pelo seguimento de forma constante e dedicada, tem demonstrado em estudos recentes que estamos diminuindo pastagens e aumentando rebanhos exponencialmente… A pecuária Brasileira exporta muito, traz divisas e se apresenta pelo planeta a qualidade desejada pelos mercados adquirindo a cada dia mais respeito e credibilidade.

Empregadora de grande volume de mão de obra, direta e indireta e atenta as tecnologias desenvolvidas pelo mundo, a classe investe pesado em melhoramento genético, diminuição de tempo de engorda e abate e é criteriosa no controle das atividades que envolvem o setor.

Pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte da Embrapa (MS) há mais de 40 anos, o engenheiro agrônomo, mestre em zootecnia e doutor em genética, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, o Toti, foi o convidado da webinar da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) desta terça (16), que destacou a importância do melhoramento genético na pecuária.

Os diretores da associação, Olímpio Risso de Brito e Marco Dias Jacinto, reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem na pecuária, também participaram do debate. O diretor técnico da entidade, Francisco Manzi, atuou como mediador da transmissão. Toti iniciou a live destacando a evolução da pecuária mato-grossense, e como as boas práticas empregadas pelos produtores de Mato Grosso são um exemplo para todo o Brasil.

Corona Virus, Covid19, ações de restrições e crise sanitária, fazem parte do pacote de dificuldades que assolam o pais, trazem incertezas econômicas e protelam planos e projetos no empresariado e poder público hoje no Brasil, contudo, Mato Grosso, o Estado que não para, parece estar passando ao largo da crise, continua de forma responsável produzindo, não parou suas primordiais atividades e continuará sendo o sustentáculo econômico dessa nação.

A pecuária no Estado é o maior e mais cristalino exemplo de nosso desenvolvimento.

Parabéns a atuante classe produtora de Mato Grosso.

Por Halisson Lasmar – Jornalista e publicitário

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar