Notícias

Indea/MT publica novas regras para o cultivo da Soja

A partir da safra 2015/2016 de soja em Mato Grosso, o produtor terá até o dia cinco de maio para colher toda a sua produção. A nova regra foi estabelecida pela Instrução Normativa (IN) conjunta Sedec/Indea-MT nº 002/2015, publicada hoje no Diário Oficial do Estado. A IN também altera o prazo do vazio sanitário da oleaginosa, que será, a partir desta safra, de 15 de junho a 15 de setembro. Na safra 2014/2015, o vazio começou no dia primeiro de junho.

“É importante ressaltar que com essa nova regra, o produtor precisa ficar atento à data de colheita. Pois após o dia cinco de maio até o dia 14 de junho só será permitida a presença de soja guaxa ou de germinação espontânea de grãos oriundos da colheita”, alerta a analista de Agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Karine Machado.

Outra novidade estabelecida pela instrução normativa é a janela de plantio. “O cultivo da soja só poderá ser feito entre os dias 16 de setembro e 31 de dezembro. Não sendo permitida a semeadura após esta data”, explica Karine.

A proibição do plantio em sucessão da cultura de soja sobre soja, soja segunda safra ou safrinha na mesma área está mantida. Permanece também a exigência da realização ou atualização do cadastro das propriedades com plantio de soja após o término da semeadura. “O cadastro deve ser entregue por meio de formulário eletrônico no site do Indea/MT, prazo máximo para cumprir essa exigência é dia 15 de fevereiro. Excepcionalmente na safra 2015/2016 o formulário de cadastro impresso poderá ser na Unidade Local do Indea/MT no município onde está a propriedade”, complementa a analista.

A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores.

Fonte (FAMATO)

CIN Homeclass
Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar