Curiosidades

Fóssil achado na Antártida é um ovo de réptil gigante

O misterioso fóssil encontrado por pesquisadores da Universidade do Chile em 2011, na Antártida, é na verdade o maior ovo de casca mole já descoberto e pertencia a um réptil marinho gigante, que viveu há 68 milhões de anos. A revelação foi feita em um estudo publicado na revista Nature, nesta quarta-feira (17)

Batizado de “A Coisa”, por causa do formato bizarro, o objeto foi motivo de muitas especulações desde a sua descoberta. A primeira sugestão de que se tratava de um ovo surgiu em 2018, dada por um cientista da Universidade do Texas (EUA), mesmo não havendo muitos elementos para comprovar a teoria.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Mas conforme o estudo conduzido por cientistas da Universidade do Chile e do Museu Nacional de História Natural, realmente se trata de um ovo de casca mole. Para chegar a esta conclusão, eles analisaram minuciosamente as partes do fóssil, encontrando uma estrutura em camadas que se assemelha a uma membrana macia, além de uma casca externa bem fina.

Análises químicas também ajudaram a confirmar a teoria, revelando que a casca dele apresentava material diferente dos sedimentos ao redor, comprovando se tratar de um tecido vivo, de acordo com o pesquisador da Universidade do Texas Lucas Legendre, um dos autores do estudo.

A qual animal ele pertencia?

Se os cientistas já descobriram que o objeto é um ovo, agora falta saber a qual animal ele pertencia. As medidas de 28 cm x 18 cm sugerem que ele seria de um bicho tão grande quanto um dinossauro, mas a casca macia é diferente da encontrada nos ovos deste grupo, segundo Legendre.

O cientista acredita que ele pertença a um “parente gigante” de lagartos e cobras, com aproximadamente 7 metros de comprimento. Uma das possibilidades é de que o animal seja um réptil marinho gigante chamado mosassauro.

Fonte: Mega Curioso

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Leia também: https://agronewsbrazil.com.br/confira-as-principais-tendencias-da-bolsa-para-o-2o-semestre/

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar