Curiosidades

Dia da Amazônia – O que é e por que se comemora em 5 de setembro?

O Dia da Amazônia é celebrado todos os anos no dia 5 de setembro. Apesar de não ser uma comemoração tão popular, certamente você já ouviu falar.

Primeiramente, a data foi criada para conscientizar sobre a importância da maior floresta tropical do mundo. Acima de tudo, a biodiversidade do local está conectada com a vida de todo o planeta e tem sofrido ataques constantes.

Atualmente, a Amazônia enfrenta o desmatamento e o avanço da exploração agrícola. Consequentemente, isso afeta diretamente a fauna e a flora da região. Além disso, leva ao desequilíbrio e crises ambientais em todo o mundo.

O Dia da Amazônia lembra a população da importância de preservar a floresta. O povo deve forçar por leis ambientais mais rígidas, fiscalização e prestar atenção nos produtos que você consume, comprando  apenas aqueles que sejam certificados.

Dia da Amazônia - o que você precisa saber sobre a data comemorativa

Inicialmente, o dia escolhido faz referência a 5 de setembro de 1850. Este foi o dia que o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas, o atual Estado do Amazonas.

A Amazônia, maior bioma do Brasil. Ela possui aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados, distribuídos em nove países da América do Sul. Além disso, ela é o habitat de inúmeras espécies de seres vivos.

Existem cerca de 40 mil espécies de plantas, milhões de diferentes insetos e cerca de 400 mamíferos. Além disso, a Amazônia é uma grande fonte de matérias-primas utilizadas na medicina, na alimentação e em outras atividades comerciais.

Dia da Amazônia - o que você precisa saber sobre a data comemorativa

Primeiramente, o Ministério do Meio Ambiente mostra que o desmatamento caiu nos últimos anos. Ainda assim, isso não quer dizer que ele acabou. Ou seja, o Dia da Amazônia ainda é muito importante.

Existem relatos de derrubada das árvores para extração de madeira, grandes áreas destruídas pela mineração e criação de hidrelétricas. Além disso, existem grandes extensões devastadas para a criação de pastos e desenvolvimento da agricultura.

Inicialmente, o desmatamento da Amazônia afeta o bioma e fauna. Vários animais são extintos por isso. Além disso, leva a um desequilíbrio climático mundial.

Para deter a destruição, é necessário o uso sustentável dos recursos e também o fim do desmatamento. Além disso, criar áreas de conservação e investir em fiscalização das terras para impedir descumprimento das leis é importante.

Você gostou dessa matéria? deixe seu comentário logo abaixo!

Fonte: Calendarr Mundo Educação eClyde

Imagens: a1Esquentar Gazeta Online UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar