CuriosidadesNotícias

Cometa Neowise poderá ser visto a olho nu este mês, aproveite!

Descoberto no final de março por um telescópio espacial da NASA, o cometa conhecido como Neowise é o primeiro a ser visível a partir da Terra este ano

Cometa Neowise: De acordo com a BBC, o nome oficial deste cometa é C/2020 F3 e trata-se do terceiro a ser descoberto este ano. Segundo o cosmonauta Ivan Vagner, que o observou a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), é também o “mais brilhante dos últimos sete anos”.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

O cometa foi detetado, pela primeira vez, no dia 27 de março, pelo telescópio espacial da NASA chamado Neowise, daí ter ficado também conhecido por este nome. Vai alcançar o ponto mais próximo da Terra no próximo dia 23 de julho, quando estará a 103 milhões de quilómetros de distância.

Veja curiosidades sobre o Brasil

Segundo a emissora britânica, apesar de estar mais de 400 vezes mais distante da Terra do que a Lua, será possível observá-lo sem a ajuda de telescópios ou binóculos no hemisfério Norte durante grande parte deste mês.

Cometa Neowise

Observação do Cometa Neowise

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em Portugal, existem duas boas ocasiões para o poder ver: ao amanhecer e ao anoitecer.

“Ao amanhecer o cometa será visível na direção nordeste até somente o dia 21 de julho, quando não poderá ser observado por se encontrar abaixo do horizonte. Ao anoitecer, a melhor ocasião para a sua observação ocorrerá pelas 22 horas na direção noroeste”.

A BBC destaca que é necessário estar num local com vista direta para o horizonte, com poucas construções e objetos pelo caminho. Também se recomenda um lugar que tenha pouca poluição luminosa.

O C/2020 F3 (Cometa Neowise) é um dos poucos cometas visíveis a olho nu deste século e já foi fotografado de diferentes pontos à volta do mundo. De acordo com o jornal Público, só voltará a ser visível a partir da Terra daqui a quase sete mil anos.

Pensando nisso, astrônomos do observatório Slooh, serviço de telescópio robótico que pode ser acessado ao vivo por meio da internet, realizarão uma live no próximo sábado (18), às 18h (do horário de Brasília), para que todos possam observar o cometa Neowise.

O evento será transmitido gratuitamente no perfil oficial do Slooh no Twitter e no Facebook, bem como no canal do observatório no YouTube. Inclusive, a exibição já está programada e poderá ser assistida abaixo:

Como observar e fotografar o Cometa Neowise

A tendência agora é que o brilho do cometa comece a diminuir à medida que vai se afastando do Sol. Logo, será mais fácil observá-lo nos primeiros dias. Para encontrá-lo, procure-o próximo ao horizonte na direção noroeste, assim que começar a escurecer. Obviamente, precisará de um horizonte livre nessa direção. O cometa só estará visível no início da noite. Deverá se pôr uma hora depois do Sol, e será muito difícil de vê-lo quando estiver mais próximo ao horizonte. Então, procure não perder tempo para observá-lo e fotografá-lo.

Se tiver uma câmera fotográfica, apoie-a em um tripé, aponte na direção do cometa, faça disparos utilizando o temporizador para evitar tremores indesejáveis. É importante configurá-la em modo noturno (ISO moderada, grande abertura e exposição elevada). Caso seja possível, treine algumas cliques noturnos com antecedência, fará toda a diferença, uma vez que não terá muito tempo para registrar o cometa.

Fonte: Zap e Olhar Digital

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Fique sabendo curiosidades sobre o café

CIN Homeclass
Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar