Curiosidades

Café expresso ou espresso? Vem descobrir agora

Sabe aquela tarde chuvosa de um domingo? Então, ela combina perfeitamente com uma xícara de café expresso.

Porém, com certeza, ele vai bem pela manhã, em qualquer da da semana; após uma grande refeição, na pausa do trabalho e assim por diante.

Mas, afinal, como é que se escreve o nome desse tipo de café tão famoso? É café expresso ou café espresso?

Resumidamente, adiantamos que o café é expresso e não espresso. Agora, para entender direitinho o por quê, é preciso entrar nessa pequena imersão conosco.

Primeiramente, vamos começar explicando as diferenças entre o café expresso e o café comum, que tradicional café coado. Além do sabor mais presente e da cremosidade, existem vários detalhes particulares nesse tipo da bebida.

A priori, o café expresso não é de todo diferente do café normal. Na verdade, ele só difere em gosto e aroma. Até porque ele é preparado através da passagem de água quente sob alta pressão pelo grão moído. Ou seja, ele precisa ser feito em máquinas específicas, pois elas conseguem aumentar a pressão dessa passagem.

Sobretudo, é importante destacar que os grãos de café são os mesmos do café tradicional e do café expresso. Contudo, o aroma e o sabor do café expresso ficam mais acentuado e gostoso. Inclusive, isso ocorre justamente pelo fato do grão ser moído na hora.

De modo geral, esse procedimento faz com que a essência e o líquido do café fiquem com uma consistência maior. Ou seja, detalhes que o deixam mais encorpado que o do café tradicional.

Aliás, se você toma café por conta da cafeína, o café expresso poderá ser perfeito para você. Pois, ele tem mais concentração de cafeína, do que o café extraído pelo método do coador.

Então, de forma geral, o café expresso é mais forte, encorpado, mais consistente, mais cafeinado e também mais cremoso. Por conta dessas características, ele se torna um café mais sofisticado. Aliás, em alguns estabelecimentos ele é também um pouco mais caro que o café comum.

Café Expresso

Basicamente, o café expresso é de origem italiana. Aliás, ele foi criado e desenvolvido pelo milanês Luigi Bezzera, em 1901.

Inclusive, por lá, o café é “espresso”, que vem do latim “exprimere”. Esta palavra, aliás, quer dizer “apertar com força, extrair” ou “pronunciar, enunciar claramente”.

O termo, entretanto, só foi atribuído ao café em 1946. Isso, aliás, só aconteceu devido ao sucesso de vendas das máquinas do inventor Achille Gaggia, que tornava possível esse tipo de extração rápida e concentrada.

Assim sendo, por conta da sua cremosidade e do seu aroma, a bebida se expandiu para os demais países, como é o caso do Brasil.

Então, chegando aqui, a palavra italiana foi traduzida e se tornou “expresso”. Porém, ainda existem pessoas que confundem qual modo de escrita é o ideal e mais correto de se usar. Muitos, aliás defendem o uso da palavra “espresso” devido à origem da bebida.

De modo geral, isso se complicou um pouco pois o Português tirou da matriz latina dois verbos distintos: espremer e exprimir. A rópria palavra italiana “espresso” tem dois significados:  primeiro é o sentido de “espremido, feito sob pressão”. Já, o segundo, é uma analogia ao trem expresso, ou seja, “rápido, direto ao ponto”.

Enquanto isso, a palavra portuguesa “expresso” quer dizer “enunciado de forma clara ou categórica”. Outro significado é “que é enviado rapidamente, sem delongas”. E inclusive, é por conta desse significado que o é café expresso.

Até porque ele é um café preparado no momento em que o freguês o pede, e é feito em uma máquina especial. Para finalizar, vale destacar que a palavra “expresso” também é adotado na França, quando o assunto é esse tipo de café. Enquanto, na língua inglesa, o termo adotado é o “espresso”, de origem italiana.

Enfim, fez sentido para você?

Vem já conferir mais conteúdos do Segredos do Mundo: Marca vegana cria sapatos de pó de café

Fontes: Clube café, Veja.abril

Imagem de destaque: Macitynet

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar