Mercado Financeiro

Banco Central vê alta de 6% no estoque de crédito brasileiro em 2019

O Banco Central divulgou nesta quinta-feira que vê um crescimento do crédito acelerando a 6 por cento em 2019, na primeira previsão que fez para o próximo ano, avanço guiado sobretudo pela alta no saldo de financiamentos a famílias e pelo fôlego no segmento de crédito livre.

A estimativa, divulgada no Relatório Trimestral de Inflação da autoridade monetária, é de que o estoque de crédito às pessoas físicas irá subir 7 por cento no ano que vem, em linha com a aceleração do consumo das famílias.

Para as empresas, a perspectiva é de expansão de 5 por cento, “influenciada, entre outros fatores, pela continuidade do processo de captação de recursos por parte das empresas nos mercados externo e de capitais em substituição aos recursos do sistema financeiro nacional”.

Para o estoque de crédito livre, o BC calculou alta de 10,5 por cento em 2019. Para o crédito direcionado, a conta é de avanço de apenas 1,0 por cento.

No documento, o BC não mencionou nenhuma estimativa para o estoque de crédito em 2018. No relatório de setembro, o BC passara a ver avanço de 4 por cento no saldo geral de financiamentos neste ano, sobre 3 por cento antes, principalmente pela melhora nos financiamentos às pessoas jurídicas, movimento que é afetado pelo câmbio, que aumenta automaticamente os saldos nas operações denominadas em dólar.

Por Marcela Ayres/ Reuters

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar